Drug Description
Daclizumab*…………5 mg por 1 ml de perfusãoUm frasco para injectáveis de 5 ml contém 25 mg de daclizumab* (5 mg/ml).* Anticorpo anti-Tac IgG1 humanizado, recombinante, produzido a partir de uma linhagem de célulasde mieloma murino NSO utilizando um sistema de expressão (NS_GSO) de glutamina sintetase (GS)por tecnologia de ADN recombinante.
Presentation
Concentrado para solução para perfusão.Liquido transparente a ligeiramente opalescente, incolor a ligeiramente amarelado
Indications
Zenapax está indicado na profilaxia da rejeição aguda do órgão, em doentes submetidos a transplante renal de novo. Zenapax é utilizado concomitantemente com um regime imunossupressor que inclui ciclosporina e corticosteróides em doentes que não se encontrem hiperimunizados
Adult Dosage
Zenapax deverá ser prescrito apenas por médicos com experiência de utilização de terapêuticas imunossupressoras após transplante de órgãos.
A dose recomendada de Zenapax nos doentes adultos e pediátricos é de 1 mg/kg. O volume de Zenapax que contém a dose apropriada, é adicionado a 50 ml de solução salina a 0,9% estéril, sendo administrado por via intravenosa durante um período de 15 minutos. A administração pode ser feita numa veia periférica ou numa veia central.
A 1ª dose de Zenapax deve ser administrada nas 24 horas que antecedem o transplante. A dose seguinte, e cada uma das doses subsequentes, deve ser administrada com intervalos de catorze dias, num total de cinco doses.
Idosos
A experiência de administração de Zenapax em doentes idosos (com idade superior a 65 anos) é limitada, devido ao número reduzido de doentes idosos submetidos a transplante renal. No entanto, não existem indícios de que os doentes idosos necessitem uma posologia diferente da dos doentes mais jovens.
Doentes com insuficiência renal grave
Não é necessário ajuste da dose em doentes com insuficiência renal grave.
Doentes com insuficiência hepática grave
Não existem dados disponíveis relativamente à utilização em doentes com insuficiência hepática grave.
Contra Indications
Zenapax está contra-indicado em doentes com hipersensibilidade conhecida ao daclizumab ou a qualquer um dos excipientes deste medicamento.
Zenapax está contra-indicado durante o aleitamento
Special Precautions
Não existe experiência da utilização de Zenapax em doentes hiperimunizados.
Podem ocorrer reacções anafilácticas após a administração de proteínas. Raramente, foram reportadas reacções de hipersensibilidade graves e agudas (inicio em 24 horas) quer após a primeira utilização, quer nas utilizações subsequentes de Zenapax. As manifestações clínicas destas reacções incluem hipotensão, taquicardia, hipoxia, dispneia, sibilos, edema laríngeo, edema pulmonar, rubor, diaforese, aumento de temperatura, rash e prurido. Os medicamentos destinados ao tratamento de reacções graves de hipersensibilidade devem estar disponíveis para utilização imediata.
Os doentes a fazerem terapêutica imunossupressora após o transplante, apresentam um risco aumentado de desenvolver doenças linfoproliferativas (DLP) e infecções oportunistas. Apesar de Zenapax ser um fármaco imunossupressor, até à data, não se observou aumento da incidência de DLP nem de infecções oportunistas em doentes tratados com Zenapax.
Não existe experiência de exposição de indivíduos transplantados a um segundo tratamento ou a ciclos subsequentes de tratamento com Zenapax.
Num ensaio clínico controlado e com distribuição aleatória, realizado em indivíduos submetidos a transplante cardíaco, que comparou Zenapax com placebo, cada um deles em associação com micofenolato mofetil (CellCept 1,5 g administrado duas vezes por dia), ciclosporina e corticosteróides, verificou-se um maior número de mortes associadas a infecção entre os doentes tratados com Zenapax.
Um ano após o transplante, 14 de 216 doentes (6,5%) tratados com Zenapax e 4 de 207 (1,9%) doentes tratados com placebo morreram devido a infecção, uma diferença de 4,6% (IC 95%: 0,3%, 8,8%). Destes 14 doentes tratados com Zenapax, 4 morreram mais de 90 dias depois de terem recebido a última dose de Zenapax, tornando improvável que este tenha tido influência na morte associada a infecção. Globalmente, a utilização de terapêutica com anticorpos policlonais anti-linfocitários (OKT3, ATG, ATGAM) foi idêntica nos doentes tratados com Zenapax e nos doentes tratados com placebo, 18,5% e 17,9% respectivamente. No entanto, dos 40 doentes tratados com Zenapax e terapêutica anti-linfocitária, 8 (20,0%) morreram, tendo ocorrido duas mortes (5,4%) entre os 37 doentes tratados com placebo e com terapêutica anti-linfocitária. A administração concomitante de Zenapax e outra terapêutica com anticorpos anti-linfocitários, no contexto de uma imunosupressão intensiva com ciclosporina, micofenolato mofetil e corticosteróides pode ser um factor desencadeante de infecção fatal.
Interactions
Uma vez que Zenapax é uma imunoglobulina, não são esperadas interacções metabólicas do tipo fármaco-fármaco.
Medicamento já não autorizado
Em ensaios clínicos, foram administrados com Zenapax, sem que tenha ocorrido interacção, os seguintes fármacos utilizados na terapêutica do transplante: ciclosporina, micofenolato mofetil, ganciclovir, aciclovir, tacrolimus, azatioprina, imunoglobulina antitimócito, muromonab-CD3 (OKT3)
e corticosteróides.
Adverse Reactions
A dose máxima tolerada não foi determinada em doentes e não foi possível obtê-la em animais que receberam Zenapax. Administrou-se uma dose de 1,5 mg/kg a indivíduos submetidos a transplante da medula óssea sem que tenham ocorrido quaisquer efeitos adversos associados. Num estudo de toxicidade por dose única, administrou-se uma dose de 125 mg/kg, por via intravenosa, no ratinho, não se tendo registado indícios de toxicidade.
Manufacturer
Roche Pharma AG
Updated
09 October 2009