Drug Description
Factor VIII recombinante de coagulação, 250 UI/frasco para injectáveis.DCI.: octocog alfa.O factor VIII recombinante de coagulação é produzido por engenharia genética a partir de célulasrenais de hamster recém-nascido que contêm o gene humano do factor VIII.Solvente: água para preparações injectáveis.O produto reconstituído com os 2,5 ml de água para preparações injectáveis que o acompanhamcontém aproximadamente 100 UI de octocog alfa/ml.A potência (UI) é determinada empregando o doseamento da coagulação em um estágio contra o Megapadrão da FDA que foi calibrado contra o padrão da OMS em UI.A actividade específica é de aproximadamente 4000 UI/mg de proteína.
Presentation
Pó e solvente para solução injectável.O pó é fornecido num frasco para injectáveis, na forma de pó ou pastilha de cor branca a ligeiramenteamarelada.O solvente é água para preparações injectáveis, fornecido num frasco para injectáveis.
Indications
Tratamento e profilaxia de hemorragias em doentes com hemofilia A (deficiência congénita de factor VIII).
Esta preparação não contém o factor von Willebrand, pelo que não está indicada na doença de von Willebrand.
Adult Dosage
O tratamento deve ser iniciado sob a supervisão de um médico com experiência no tratamento da hemofilia.
Posologia
O número de unidades de factor VIII administradas é expresso em unidades internacionais (UI), relacionadas com o actual padrão da OMS para medicamentos com factor VIII. A actividade do factor VIII no plasma é expressa quer em percentagem (em relação ao valor normal no plasma humano) ou em unidades internacionais (relativamente a um padrão internacional para o factor VIII no plasma). Uma Unidade Internacional (UI) de actividade de factor VIII é equivalente à quantidade de factor VIII em um ml de plasma humano normal. O cálculo da posologia necessária de factor VIII baseia-se na observação empírica de que 1 Unidade Internacional (UI) de factor VIII por kg de peso corporal eleva a actividade plasmática de factor VIII em 1,5% a 2,5% da actividade normal. A posologia necessária é determinada empregando as seguintes fórmulas:
I. UI necessárias = peso corporal (kg) x aumento desejado do factor VIII (% do normal) x 0,5 II. Aumento previsto do factor VIII (% do normal) = 2 x UI administradas Peso corporal (kg)
A posologia e duração da terapêutica de substituição devem ser determinadas individualmente, de acordo com as necessidades do doente (peso corporal, grau de perturbação da função hemostática, local e extensão da hemorragia, o título dos inibidores e o nível de factor VIII desejado).
O quadro seguinte apresenta um guia para os níveis sanguíneos mínimos de factor VIII. No caso das situações hemorrágicas indicadas, a actividade do factor VIII não deve ser inferior ao nível indicado (em % do normal) no decurso do período correspondente:
Contra Indications
Antecedentes de hipersensibilidade à substância activa, às proteínas de ratinho ou hamster ou a qualquer dos excipientes.
Special Precautions
Como acontece com qualquer produto intravenoso contendo proteínas são possíveis reacções de hipersensibilidade do tipo alérgico. Os doentes devem ser avisados de que a potencial ocorrência durante a perfusão de aperto toráxico, tonturas, hipotensão ligeira e náuseas, podem constituir um indício precoce de hipersensibilidade ou de reacções anafilácticas. Deve instituir-se, de acordo com as necessidades, um tratamento sintomático da hipersensibilidade. Caso ocorram reacções alérgicas ou anafilácticas, a injecção/perfusão deve ser interrompida imediatamente e os doentes devem contactar o seu médico. Em caso de choque devem observar-se os actuais procedimentos médicos usados no tratamento do choque.
A formação de anticorpos neutralizantes (inibidores) do factor VIII, é uma complicação conhecida do tratamento de indivíduos com hemofilia A. Estes inibidores são invariavelmente imunoglobulinas IgG dirigidas contra a actividade procoagulante do factor VIII, e que são quantificadas em Unidades
Bethesda (UB) Modificadas por ml de plasma. O risco de desenvolver inibidores está correlacionado à exposição ao factor VIII anti-hemofílico e a factores genéticos entre outros, apresentando-se num grau mais elevado nos primeiros 20 dias de exposição. Raramente os inibidores podem desenvolver-se após os primeiros 100 dias de exposição.
Foram observados casos de recorrência de inibidores (num título baixo) após mudança de um factor VIII recombinante para outro, em doentes previamente tratados com mais de 100 dias de exposição e com antecedentes de desenvolvimento de inibidores.
Os doentes tratados com factor VIII de coagulação recombinante devem ser cuidadosamente vigiados quanto ao desenvolvimento de inibidores através de observações clínicas adequadas e de testes laboratoriais.
Num estudo clínico acerca do uso de perfusão contínua em cirurgias, a heparina foi utilizada para prevenir tromboflebite no local de injecção, tal como em qualquer outra perfusão contínua de longo termo.
No interesse dos doentes recomenda-se que sempre que possível, de cada vez que KOGENATE Bayer lhes é administrado, seja registado o nome e o número do lote do produto. Este medicamento contém menos de 1 mmol de sódio (23 mg) por frasco para injectáveis, i.e. é essencialmente “livre de sódio”.
Interactions
Desconhecem-se interacções do KOGENATE Bayer com outros medicamentos.
Adverse Reactions
As frequências das reacções adversas notificadas com KOGENATE Bayer estão sumarizadas na tabela abaixo. Dentro da cada classe de frequência, os efeitos indesejáveis estão apresentados por ordem decrescente de gravidade. As frequências são definidas como frequentes (≥ 1/100 a < 1/10), pouco frequentes (≥ 1 /1.000 a < 1/100), e raras (≥ 1/10.000 a < 1/1.000).
Situação Clínica (Termos Preferidos)
Classes de Sistema de
Órgãos |
Frequentes |
Pouco
frequentes |
Raras |
Doenças do Sangue e
do Sistema Linfático |
*Formação do
Inibidor do FVIII
(*Notificado em
ensaios clinicos
PUP/MTP) |
**Formação do
Inibidor do
FVIII
(**Notificado
em PTP e PMS) |
|
Perturbações Gerais e
Alterações no Local de
Administração |
Reacção no local
de perfusão |
|
Reacção febril relacionada com a
perfusão (pirexia). |
Doenças do Sistema
Imunitário |
Reacções de
hipersensibilidade
relacionadas com a
pele (prurido,
urticária e erupção
cutânea) |
|
Reacções de Hipersensibilidade
Sistémica (incluindo uma reacção
anafilática, náuseas, pressão
sanguínea anormal e tonturas) |
A formação de anticorpos neutralizantes do factor VIII (inibidores) constitui uma complicação conhecida no tratamento de indivíduos com hemofilia A. Em estudos com preparações de factor VIII recombinante o desenvolvimento de inibidores foi observado predominantemente em hemofílicos
previamente não tratados. Os doentes deve ser cuidadosamente monitorizados para pesquisa de desenvolvimento de anticorpos inibidores, através de observações clínicas e de testes laboratoriais apropriados.
Nos estudos clínicos KOGENATE Bayer foi usado no tratamento de episódios hemorrágicos em 37 doentes previamente não tratados (PUPs) e em 23 doentes pediátricos minimamente tratados (MTP, definidos como tendo 4 ou menos dias de exposição). Cinco dos 37 (14%) doentes PUP e 4 dos 23 (17%) doentes MTP tratados com KOGENATE Bayer desenvolveram inibidores: globalmente 6 em 60 doentes (10%) com um título acima de 10 UB e 3 em 60 (5%) com um título abaixo de 10 UB. A mediana do número de dias de exposição no momento da detecção dos inibidores nestes doentes foi de 9 dias (intervalo entre 3-18 dias).
A mediana do número de dias de exposição nos estudos clínicos foi de 114 (intervalo: 4-478). Quatro dos cinco doentes que não alcançaram 20 dias de exposição no final do estudo atingiram mais de 20 dias de exposição no seguimento pós-estudo e um deles desenvolveu um baixo título de inibidores. O quinto doente foi perdido no seguimento.
Em estudos clínicos com 73 doentes previamente tratados (PTP, definidos como tendo mais de 100 dias de exposição) seguidos ao longo de quatro anos, não foram observados inibidores de novo.
Nos extensos estudos pós-registo com KOGENATE Bayer, envolvendo mais de 1000 doentes observou-se o seguinte: menos de 0,2% dos PTP desenvolveram inibidores de novo. No subconjunto definido como tendo menos de 20 dias de exposição ao entrar no estudo menos de 11% desenvolveram inibidores de novo.
Durante os estudos nenhum dos doentes desenvolveu títulos clinicamente relevantes de anticorpos contra as quantidades residuais de proteínas de ratinho e de hamster presentes na formulação.
Contudo, em alguns doentes predispostos há a possibilidade de reacções alérgicas aos constituintes da formulação ex: traços de proteínas de ratinho e hamster
Manufacturer
Bayer Schering Pharma AG
Updated
30 September 2009