设为首页 加入收藏

TOP

Vectibix
2014-10-30 23:23:45 来源: 作者: 【 】 浏览:908次 评论:0

Drug Description

Cada ml de concentrado contém 20 mg de panitumumab.Cada frasco para injectáveis contém 100 mg de panitumumab em 5 ml, 200 mg em 10 ml ou 400 mgem 20 ml.Quando preparado de acordo com as instruções dadas na secção 6.6, a concentração final depanitumumab não deve exceder 10 mg/ml.Panitumumab é um anticorpo IgG2 monoclonal humano produzido numa linha celular de mamíferos(CHO) por tecnologia de ADN recombinante.

Presentation

Concentrado para solução para perfusão.Solução incolor que pode conter partículas amorfas visíveis de panitumumab.

Indications

O Vectibix está indicado em monoterapia para os doentes com carcinoma colorrectal metastizado, que expresse EGFR (receptor do factor de crescimento epidérmico) e sem mutação (tipo selvagem) do KRAS após insucesso terapêutico com regimes de quimioterapia contendo fluoropirimidina, oxaliplatina e irinotecano.

Adult Dosage

O tratamento com Vectibix deve ser supervisionado por um médico com experiência na utilização de terapêutica antineoplásica.

A detecção da expressão de KRAS não mutado deve ser efectuada num laboratório com experiência e utilizando um método de teste validado.

A dose recomendada de Vectibix é de 6 mg/kg de peso corporal administrada uma vez de duas em duas semanas. Antes da perfusão, Vectibix deve ser diluído em cloreto de sódio a 0,9% para injectáveis até uma concentração final que não deve exceder os 10 mg/ml (instruções de preparação.

Vectibix deve ser administrado na forma de uma perfusão intravenosa (IV) através de uma bomba de perfusão, utilizando um filtro em linha de 0,2 ou 0,22 micrómetros, com baixa capacidade de ligação às proteínas, através de uma linha periférica ou cateter de permanência. O tempo de perfusão
recomendado é de, aproximadamente, 60 minutos. Doses superiores a 1000 mg devem ser perfundidas durante, aproximadamente, 90 minuto.

A linha de perfusão deve ser irrigada com uma solução de cloreto de sódio antes e após a administração de Vectibix para evitar misturar com outros medicamentos ou soluções IV. Não administrar por injecção IV ou em bólus.

Populações especiais
A segurança e eficácia de Vectibix não foram estudadas em doentes com disfunção renal ou hepática.

O ajuste da dose não é necessário nos idosos. Nos estudos clínicos, não se observaram diferenças globais na segurança ou eficácia entre os doentes com ≥ 65 anos de idade e os doentes mais jovens.

Não existe experiência em crianças, logo Vectibix não deve ser utilizado nos doentes com menos de 18 anos de idade.

Contra Indications

Hipersensibilidade à substância activa ou a qualquer um dos excipientes.

Doentes com pneumonite intersticial ou fibrose pulmonar.

Special Precautions

Reacções dermatológicas
Quase todos os doentes (aproximadamente 90%) tratados com Vectibix (ver secção 4.8) sofrem reacções dermatológicas, um efeito farmacológico observado com inibidores do receptor do factor de crescimento epidérmico (EGFR), sendo estas na sua maioria de natureza ligeira a moderada. Se m doente desenvolver reacções dermatológicas de grau 3 (NCI-CTC/CTCAE) ou superior, ou que sejam cosideradas intoleráveis, deverá suspender-se temporariamente a administração de Vectibix até as reacções terem melhorado (≤ grau 2). Assim que melhorarem para ≤ grau 2, poderá retomar a administração de Vectibix a 50% da dose original. Se não houver recorrência das reacções, poderá aumentar a dose de Vectibix em incrementos de 25% até atingir a dose recomendada. Se as reacções não melhorarem (para ≤ grau 2) após a suspensão de 1 ou 2 doses de Vectibix, ou se as reacções forem recorrentes ou se tornarem intoleráveis a 50% da dose original, deve descontinuar-se permanentemente a utilização de Vectibix.

Em estudos clínicos, foram notificadas complicações infecciosas incluindo sépsis, conduzindo à morte em casos raros, e abcessos locais que exigiram incisão e drenagem, após o desenvolvimento de reacções dermatológicas graves (incluindo estomatite). Os doentes com reacções dermatológicas graves ou que desenvolvem agravamento das reacções enquanto estão a receber Vectibix devem ser monitorizados para verificar se há desenvolvimento de sequelas inflamatórias ou infecciosas e deve iniciar-se imediatamente um tratamento apropriado. Recomenda-se aos doentes que utilizem protector solar e chapéu e que limitem a exposição ao sol enquanto estiverem a receber Vectibix e sofrerem de toxicidades cutâneas/dermatológicas, pois a luz solar pode exacerbar qualquer reacção cutânea que possa ocorrer.

Complicações pulmonares
Os doentes com história ou evidência de pneumonite intersticial ou fibrose pulmonar foram excluídos dos estudos clínicos. Como se observou doença pulmonar intersticial (ILD - Interstitial Lung Disease)com inibidores do EGFR, em caso de aparecimento agudo ou agravamento dos sintomas pulmonares, deve interromper-se o tratamento com Vectibix e deve proceder-se a uma investigação imediata destes sintomas. No caso de se diagnosticar pneumonite ou infiltrados pulmonares, deve descontinuar-se o Vectibix e o doente deve ser tratado de forma adequada.

Distúrbios electrolíticos
Foram observados em alguns doentes uma diminuição progressiva dos níveis séricos de magnésio levando a uma hipomagnesiemia grave (grau 4). Antes do inicio do tratamento com Vectibix os doentes devem ser periodicamente monitorizados para hipomagnesiemia e hipocalcemia, e depois periodicamente até 8 semanas após terminarem o tratamento. É recomendada a reposição de magnésio, conforme apropriado.

Foram também observados outros distúrbios electrolíticos, incluindo hipocaliémia. É também recomendável a reposição destes electrólitos, conforme apropriado.

Reacções relacionadas com a perfusão
Num estudo clínico, 4% dos doentes apresentaram reacções relacionadas com a perfusão, e em 1% dos doentes, estas reacções foram classificadas como graves (grau 3-4 NCI-CTC).

Ao longo de todos os estudos clínicos, foram reportadas reacções relacionadas com a perfusão (que ocorreram dentro de 24 horas após qualquer perfusão), em 3% dos doentes tratados com Vectibix, dos quais < 1% graves (grau 3-4 NCI-CTC). As reacções de perfusão graves relacionadas com a perfusão incluíram reacções anafiláticas, broncospasmo e hipotensão. Se ocorrer alguma reacção de perfusão deve interromper a perfusão. O Vectibix deve ser permanentemente descontinuado se ocorrer uma reacção grave em qualquer altura pós-perfusão.

Outras reacções de hipersensibilidade
Foram reportadas reacções de hipersensibilidade incluindo um caso fatal de angioedema que ocorreu depois de 24 horas após a infusão. O Vectibix deve ser permanentemente descontinuado se ocorrer uma reacção grave em qualquer altura pós-perfusão.

É recomendável avisar os doentes para a possibilidade de uma reacção de início tardia e instruí-los a contactar o seu médico caso ocorram sintomas de uma reacção relacionada com a perfusão.

Outras precauções
Este medicamento contém 0,150 mmol de sódio (o que corresponde a 3,45 mg de sódio) por ml de concentrado. Este facto deve ser tido em consideração nos doentes a fazerem uma dieta com baixo teor de sódio.

Vectibix em combinação com IFL (Irinotecano, 5-fluorouracil e leucovorina)
Os doentes a receberem Vectibix em combinação com o regime IFL [bólus de 5-fluorouracil (500 mg/m2), leucovorina (20 mg/m2) e irinotecano (125 mg/m2)] tiveram uma elevada incidência de iarreia grave, portanto, deve evitar-se a administração de Vectibix em combinação com IFL.

Vectibix em combinação com bevacizumab e regimes de quimioterapia
Um estudo aleatorizado, aberto, multicêntrico com 1053 doentes avaliou a eficácia de bevacizumab e regimes de quimioterapia contendo oxaliplatina ou irinotecano, com e sem Vectibix, na primeira linha de tratamento do cancro colorrectal metastizado. Numa análise interina com base em 947 doentes aleatorizados, observou-se um encurtamento do tempo de sobrevivência sem progressão e um aumento das mortes em doentes a receberem Vectibix em combinação com bevacizumab e quimioterapia.

Observou-se também uma maior frequência de embolias pulmonares, infecções (predominantemente de origem dermatológica), diarreia, desequilíbrios electrolíticos e desidratação nos braços de tratamento que utilizaram Vectibix em combinação com bevacizumab e quimioterapia. Uma análise adicional dos dados de eficácia por estado do KRAS não identificou um subgrupo de doentes que beneficiou da utilização do Vectibix quando combinado com quimioterapia baseada em oxaliplatina ou irinotecano e bevacizumab. Foi observada uma tendência para um decréscimo da sobrevivência no subgrupo com KRAS tipo selvagem com o Vectibix, no coorte de oxaliplatina, e uma tendência para a diminuição do tempo de sobrevivência com o Vectibix, no cohort de irinotecano independente do estado mutacional KRAS. Assim, o Vectibix não deve ser administrado em combinação com quimioterapia contendo bevacizumab.

Insuficiência renal aguda
Foi observada Insuficiência renal aguda em doentes que desenvolveram diarreia grave e desidratação.

Interactions

Não foram realizados estudos de interacção.
O Vectibix não deve ser administrado em combinação com quimioterapia IFL ou com quimioterapia contendo bevacizumab. Foi observada uma elevada incidência de diarreia grave quando o panitumumab foi administrado concomitantemente com IFL e foi bservado um aumento da toxicidade e das mortes, quando o panitumumab foi combinado com bevacizumab e quimioterapia.

Adverse Reactions

Doenças gastrointestinais
A diarreia quando descrita foi principalmente ligeira ou moderada em termos de gravidade. Dois por cento dos doentes com KRAS do tipo selvagem tiveram diarreia descrita como grave. Existem relatos de insuficiência renal aguda em doentes que desenvolveram diarreia e desidratação.

Reacções relacionadas com a perfusão
Ao longo de todos os ensaios clínicos, foram notificadas potenciais reacções relacionadas com a perfusão (que ocorreram num período de 24 horas após a primeira dose) que podem incluir sinais/sintomas tais como arrepios, febre, vómitos ou dispneia em 3% dos doentes tratados com
Vectibix, das quais < 1% foram graves (NCI-CTC grau 3-4). A maior parte dos sintomas das potenciais reacções relacionadas com a perfusão foram ligeiros em termos de intensidade, resolveramse sem tratamento, foram ocorrências isoladas e não exigiram alteração ou interrupção da administração de Vectibix.

Outras reacções de hipersensibilidade
Num estudo clínico um doente com carcinoma celular escamoso metastizado da cabeça e pescoço tratado com Vectibix desenvolveu um angioedema fatal. O acontecimento fatal ocorreu após uma nova exposição depois de um episódio anterior de angioedema; ambos os episódios ocorreram mais de 24 horas após a administração.

Afecções dos tecidos cutâneos e subcutâneos
A erupção cutânea ocorreu mais frequentemente na face, na parte superior do peito e no dorso, mas podia estender-se às extremidades. Foram notificadas complicações infecciosas incluindo sépsis, conduzindo à morte em casos raros, e abcessos locais que exigiram incisão e drenagem, após o desenvolvimento de reacções graves da pele e subcutâneas. O tempo médio que decorreu até ao primeiro sintoma de reacção dermatológica foi de 10 dias e o tempo médio até à resolução após a última dose de Vectibix foi de 28 dias.

A inflamação ungueal esteve associada a edema das faces laterais da unha dos dedos das mãos e dos pés.

Manufacturer

Amgen Europe B.V.

Updated

09 October 2009 
以下是“全球医药”详细资料
Tags: 责任编辑:admin
】【打印繁体】【投稿】【收藏】 【推荐】【举报】【评论】 【关闭】 【返回顶部
分享到QQ空间
分享到: 
上一篇Elaprase 下一篇Cervarix

相关栏目

最新文章

图片主题

热门文章

推荐文章

相关文章

广告位