设为首页 加入收藏

TOP

Janumet
2013-07-14 00:23:27 来源: 作者: 【 】 浏览:839次 评论:0

Drug Description

Cada comprimido contém 50 mg de sitagliptina (sob forma de fosfato mono-hidratado) e 850 mg decloridrato de metformina.
Presentation

Comprimido revestido por película (comprimido).Comprimido revestido por película, em forma de cápsula, de cor rosa, com gravação “515” numa dasfaces.
Indications

Em doentes com diabetes mellitus tipo 2:

Janumet é indicado como adjuvante da dieta e do exercício para melhorar o controlo da glicemia nos doentes em que a dose máxima tolerada de metformina em monoterapia não proporciona um controlo adequado ou nos doentes que estão já a ser tratados com a associação de sitagliptina e metformina. Janumet é indicado em associação com uma sulfonilureia (i.e., uma terapêutica associada tripla) como adjuvante da dieta e do exercício nos doentes em que a dose máxima tolerada de metformina e uma sulfonilureia não proporcionam um controlo adequado.

Janumet é também indicado como terapêutica de associação tripla com um agonista do PPARγ (i.e., uma tiazolidinediona) como adjuvante da dieta e do exercício nos doentes em que a dose máxima tolerada de metformina e um agonista do PPARγ não proporcionam um controlo adequado.

Adult Dosage

A dose da terapêutica anti-hiperglicemiante com Janumet deve ser individualizada com base no regime actual do doente, eficácia e tolerabilidade, não excedendo, contudo a dose diária máxima recomendada de 100 mg de sitagliptina.

Doentes não controlados de forma adequada com a dose máxima tolerada de metformina em monoterapia Nos doentes não controlados de forma adequada com metformina em monoterapia a posologia inicial habitual de Janumet deverá consistir em sitagliptina 50 mg administrada duas vezes por dia (dose diária total de 100 mg) mais a dose de metformina já em utilização.

Doentes transferidos de um regime de co-administração de sitagliptina e metformina Nos doentes transferidos de um regime de co-administração de sitagliptina e metformina, Janumet deve ser iniciado com a dose já utilizada de sitagliptina e metformina.

Doentes não controlados de forma adequada com uma associação terapêutica dupla da dose máxima tolerada de metformina e uma sulfonilureia

A posologia de Janumet deve consistir em sitagliptina 50 mg administrada duas vezes por dia (dose diária total de 100 mg) mais a dose de metformina já em utilização. Nos casos em que Janumet é utilizado em associação com uma sulfonilureia, poderá ser necessário reduzir a dose da sulfonilureia para reduzir o risco de hipoglicemia.

Doentes não controlados de forma adequada com uma associação terapêutica dupla da dose máxima tolerada de metformina e um agonista do PPARγ

A posologia de Janumet deve consistir em sitagliptina 50 mg administrada duas vezes por dia (dose diária total de 100 mg) e uma dose de metformina idêntica à já em utilização.

Para obter as diferentes doses de metformina, Janumet apresenta-se em dosagens de 50 mg de sitagliptina e 850 mg de cloridrato de metformina ou 1000 mg de cloridrato de metformina.

Todos os doentes devem manter a sua dieta com uma distribuição adequada da ingestão de hidratos de carbono durante o dia. Os doentes com excesso de peso deverão prosseguir a sua dieta hipocalórica.

Janumet deve ser administrado duas vezes por dia, às refeições, para reduzir os efeitos indesejáveis gastrointestinais associados à metformina.

Doentes com insuficiência renal
Janumet não deve ser utilizado em doentes com compromisso renal moderado e grave (depuração da creatinina < 60 ml/min.)

Doentes com insuficiência hepática
Janumet não deve ser utilizado em doentes com compromisso hepático. Idosos Uma vez que a metformina e a sitagliptina são excretadas por via renal, Janumet deve ser utilizado com precaução em função do aumento da idade. É necessário monitorizar a função renal para ajudar a prevenir a ocorrência de acidose láctica associada à metformina, em particular nos idosos. Os dados de segurança sobre a sitagliptina disponíveis em doentes com > 75 anos de idade são limitados pelo que se recomenda precaução.

População pediátrica
Janumet não é recomendado em crianças com idade inferior a 18 anos devido à ausência de dados de segurança e eficácia nesta população.

Contra Indications

Janumet está contra-indicado em doentes com:

- hipersensibilidade às substâncias activas ou a qualquer um dos excipientes;
- cetoacidose diabética, pré-coma diabético;
- compromisso renal moderado e grave (depuração da creatinina < 60 ml/min.)
- situações agudas com potencial para alterar a função renal, tais como:
- desidratação,
- infecção grave,
- choque,
- administração intravascular de meios de contraste iodados;
- doença aguda ou crónica passível de causar hipoxia tecidular, como:
- insuficiência cardíaca ou respiratória,
- enfarte do miocárdio recente,
- choque;
- compromisso hepático;
- intoxicação alcoólica aguda, alcoolismo;
- aleitamento.

Interactions

A co-administração de doses múltiplas de sitagliptina (50 mg duas vezes por dia) e metformina (1000 mg duas vezes por dia) não alterou significativamente o perfil farmacocinético da sitagliptina nem da metformina em doentes com diabetes tipo 2.

Embora não tenham sido realizados estudos farmacocinéticos de interacção medicamentosa com Janumet, foram efectuados estudos com as substâncias activas individuais de Janumet, a sitagliptina e a metformina.

Existe um risco aumentado de acidose láctica na intoxicação alcoólica aguda (em particular nas situações de jejum, desnutrição ou insuficiência hepática) devido à metformina, substância activa de Janumet. Deve evitar-se o consumo de álcool e de medicamentos que contenham álcool.

Os agentes catiónicos que são eliminados por secreção tubular renal (por ex., cimetidina) poderão interagir com a metformina competindo pelos sistemas de transporte tubulares renais comuns. Um estudo realizado em sete voluntários saudáveis demonstrou que a cimetidina, administrada sob forma de 400 mg duas vezes por dia, aumentou em cerca de 50 % a exposição sistémica (AUC) à metformina e a Cmax em cerca de 81 %. Assim, quando são co-administrados agentes catiónicos que são eliminados por secreção renal tubular deve ser considerada uma cuidadosa monitorização do controlo glicémico, o ajuste da dose dentro da posologia recomendada e a introdução de alterações no tratamento antidiabético.

A administração intravascular de meios de contraste iodados em estudos radiológicos poderá causar insuficiência renal, resultando na acumulação de metformina e risco de acidose láctica.

Consequentemente, deve interromper-se o tratamento com Janumet antes, ou no momento da realização do teste e reinstitui-lo apenas 48 horas depois e só após a função renal ter sido reavaliada e onsiderada normal.

Associações que requerem precauções de utilização
Os agonistas beta-2, glucocorticóides (administrados pelas vias sistémica e local) e os diuréticos possuem uma actividade hiperglicémica intrínseca. O doente deve ser informado e submetido a uma monitorização mais frequente dos níveis de glicemia, especialmente no início do tratamento com esses medicamentos. Se necessário, deve ajustar-se a dose do medicamento hipoglicemiante durante a terapêutica com o outro medicamento e após a sua interrupção.

Os inibidores da ECA (enzima de conversão da angiotensina) poderão reduzir os níveis de glicemia. Se necessário, deve ajustar-se a dose do medicamento hipoglicemiante durante a terapêutica com o outro medicamento e após a sua interrupção.

Efeitos de outros medicamentos na sitagliptina
Os dados clínicos a seguir descritos sugerem que é baixo o risco de interacções clinicamente significativas com outros medicamentos co-administrados

Ciclosporina: Foi realizado um estudo para avaliar o efeito da ciclosporina, um inibidor potente da glicoproteína-p, na farmacocinética da sitagliptina. A co-administração de uma dose oral única de 100 mg de sitagliptina e de uma dose oral única de 600 mg de ciclosporina aumentou a AUC e a Cmáx da sitagliptina, aproximadamente, em cerca de 29 % e 68 %, respectivamente. Estas alterações na farmacocinética da sitagliptina não foram consideradas clinicamente significativas. A depuração renal da sitagliptina não foi significativamente alterada. Consequentemente, não serão de esperar interacções significativas com outros inibidores da glicoproteína-p.

Estudos in vitro indicaram que a principal enzima responsável pelo limitado metabolismo da sitagliptina é o CYP3A4, com contribuição do CYP2C8. Em doentes com função renal normal, o metabolismo, incluindo o metabolismo pelo CYP3A4, desempenha apenas um pequeno papel na depuração da sitagliptina. O metabolism pode desempenhar uma função mais significativa na eliminação da sitagliptina em caso de insuficiência renal grave ou doença renal terminal. Por esta razão, é possível que os inibidores potentes do CYP3A4 (i.e., cetoconazol, itraconazol, ritonavir,claritromicina) alterem a farmacocinética da sitagliptina em doentes com insuficiência renal grave ou doença renal terminal. Não foram avaliados num estudo clínico os efeitos dos inibidores potentes do CYP3A4 num quadro de insuficiência renal.

Os estudos in vitro sobre o transporte demonstraram que a sitagliptina é um substrato da glicoproteínap e do transportador aniónico orgânico (OAT3). O transporte da sitagliptina mediado pelo OAT3 foi inibido in vitro pela probenecida, embora seja considerado baixo o risco de interacções clinicamente significativas. A administração concomitante de inibidores do OAT3 não foi avaliada in vivo.

Efeitos da sitagliptina noutros medicamentos
Os dados in vitro sugerem que a sitagliptina não inibe nem induz as isoenzimas do CYP450. Em estudos clínicos a sitagliptina não alterou de forma significativa a farmacocinética da metformina, gliburida, sinvastatina, rosiglitazona, varfarina ou dos contraceptivos orais, evidenciando in vivo uma
baixa propensão para causar interacções com substratos do CYP3A4, CYP2C8, CYP2C9 e transportador catiónico orgânico (OCT). A sitagliptina exerceu um pequeno efeito sobre as concentrações plasmáticas de digoxina e pode ser um fraco inibidor da glicoproteína-p in vivo.

Digoxina: A sitagliptina exerceu um pequeno efeito nas concentrações plasmáticas de digoxina. Após a administração diária de 0,25 mg de digoxina concomitantemente com 100 mg de sitagliptina durante 10 dias, observou-se um aumento médio de cerca de 11% da AUC plasmática da digoxina e de cerca de 18% da Cmáx plasmática. Não se recomenda ajuste da dose da digoxina. Todavia, os doentes em risco de toxicidade por digoxina devem ser monitorizados quando a sitagliptina e a digoxina são administradas concomitantemente.

Adverse Reactions

Não existem dados disponíveis relativamente a sobredosagem com Janumet.

No decurso dos ensaios clínicos controlados realizados em indivíduos saudáveis, foram geralmente bem toleradas doses únicas de sitagliptina até 800 mg. Num estudo com uma dose de 800 mg de sitagliptina observaram-se aumentos mínimos do intervalo QTc, os quais não foram considerados clinicamente relevantes. Não há experiência com doses acima de 800 mg no ser humano. Em estudos de doses múltiplas de Fase I, não houve reacções adversas clínicas relacionadas com a dose observadas com sitagliptina quando foram administradas doses até 600 mg por dia durante períodos até10 dias ede 400 mg por dia durante períodos até 28 dias.

Uma grande sobredosagem de metformina (ou riscos co-existentes de acidose láctica) poderá causar acidose láctica que é considerada uma emergência médica e deve ser tratada em meio hospitalar. A hemodiálise é o método mais eficaz para remover o lactato e a metformina.

A sitagliptina é fracamente dialisável. Em estudos clínicos, foi removida cerca de 13,5 % da dose durante uma sessão de hemodiálise de 3 a 4 horas. Poder-se-á considerar o prolongamento da hemodiálise, se clinicamente apropriado. Desconhece-se se a sitagliptina é dialisável por diálise
peritoneal.

Em caso de sobredosagem, é razoável aplicar as medidas de suporte habituais, por ex., remoção do material não absorvido do aparelho gastrointestinal, monitorização clínica (incluindo a realização de um electrocardiograma) e instituição de uma terapêutica de suporte, se necessário.

Manufacturer

Merck Sharp & Dohme Ltd.
Updated

22 September 2009

以下是“全球医药”详细资料
Tags: 责任编辑:admin
】【打印繁体】【投稿】【收藏】 【推荐】【举报】【评论】 【关闭】 【返回顶部
分享到QQ空间
分享到: 
上一篇Janumet®, komb. 下一篇Janumet

相关栏目

最新文章

图片主题

热门文章

推荐文章

相关文章

广告位