Drug Description
Cada frasco para injectáveis contém 350 mg de daptomicina.Um ml contém 50 mg de daptomicina após reconstituição com 7 ml de solução de cloreto de sódio a 9 mg/ml (0,9%) ou água para preparações injectáveis.
Presentation
Pó para solução injectável ou para perfusãoUm pó liofilizado amarelo pálido a castanho claro.
Indications
Cubicin está indicado para o tratamento das seguintes infecções em adultos.
- Infecções complicadas da pele e dos tecidos moles (ICPTM).
- Endocardite Infecciosa do lado direito do coração (EID) causada por Staphylococcus aureus. Recomenda-se que a decisão do uso da daptomicina tenha em conta a susceptibilidade do organismo e deve ser baseada em recomendações de profissionais com experiência.
- Bacteriemia por Staphylococcus aureus (SAB) quando associada a EID ou a ICPTM.
A daptomicina é activa apenas contra bactérias Gram-positivas. Em infecções mistas nas quais existe a suspeita de bactérias Gram-negativas e/ou de certos tipos de bactérias anaeróbias, Cubicin deve ser co-administrado com o(s) agente(s) antibacteriano(s) apropriado(s).
Deve ter-se em consideração a orientação oficial sobre a utilização apropriada de agentes antibacterianos.
Adult Dosage
Nos ensaios clínicos a daptomicina foi administrada aos doentes por perfusão durante um período de 30 minutos. Não existe experiência clínica em doentes com a administração de daptomicina por injecção durante um período de 2 minutos. Este modo de administração foi estudado apenas em indivíduos saudáveis. No entanto, não existem diferenças clinicamente importantes na farmacocinética e no perfil de segurança quando se fez a comparação com a mesma dose administrada por perfusão durante um período de 30 minutos.
Posologia
- ICPTM não associada a bacteriemia por Staphylococcus aureus: A dose recomendada é de 4 mg/kg administrada uma vez de 24 em 24 horas durante 7-14 dias ou até à resolução da infecção.
- ICPTM associada a bacteriemia por Staphylococcus aureus: A dose recomendada é de 6 mg/kg administrada uma vez de 24 em 24 horas. Ver abaixo os ajustes da dose em doentes com insuficiência renal. A duração da terapêutica pode ter de ser superior a 14 dias de acordo com o risco previsto ou observado de complicações no doente.
- Endocardite Infecciosa do lado direito do coração (EID) causada por Staphylococcus aureus conhecida ou suspeita: A dose recomendada é de 6 mg/kg administrada uma vez de 24 em 24 horas. Ver abaixo os ajustes da dose em doentes com insuficiência renal. A duração do tratamento deve estar de acordo com as recomendações oficiais disponíveis.
Insuficiência hepática
Não é necessário qualquer ajuste posológico quand