Drug Description
Cada comprimido revestido por película contém 75 mg de darunavir (sob a forma de etanolato).
Presentation
Comprimido revestido por película.Comprimido branco em forma de cápsula, com a inscrição “75” numa das faces e “TMC” na faceoposta.
Indications
PREZISTA, co-administrado com dose baixa de ritonavir é indicado, em associação com outros medicamentos anti-retrovirais, no tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH-1) em doentes adultos previamente submetidos a terapêutica anti-retroviral (TAR), incluindo
aqueles com experiência terapêutica extensa e no tratamento da infecção pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH-1) em crianças e adolescentes a partir dos 6 anos de idade com pelo menos 20 kg de peso corporal e previamente submetidos a TAR..
Quando se opta por iniciar o tratamento com PREZISTA, administrado em associação com uma dose baixa de ritonavir, deve prestar-se particular atenção à história terapêutica de cada doente e aos padrões de mutações associados aos diferentes fármacos. Os testes genotípicos ou fenotípicos (quando disponíveis) e a história terapêutica devem orientar a utilização de PREZISTA.
Adult Dosage
A terapêutica deve ser iniciada por um médico com experiência no tratamento da infecção pelo VIH.
PREZISTA deve ser sempre administrado oralmente com uma dose baixa de ritonavir, como potenciador farmacocinético, e em associação com outros medicamentos anti-retrovirais. Dever-se-á, consequentemente, consultar o Resumo das Características do Medicamento de ritonavir antes de instituir uma terapêutica com PREZISTA.
Adultos
Doentes submetidos a TAR
A dose recomendada de PREZISTA é de 600 mg duas vezes por dia administrados com ritonavir 100 mg, duas vezes por dia, e com alimentos. O tipo de alimentos não afecta a exposição ao darunavir.
A utilização de PREZISTA comprimidos a 75 mg ou a 150 mg, desenvolvidos para utilização pediátrica, traduz-se num elevado número de comprimidos nos adultos, por isso, a sua utilização nos adultos é apenas recomendada quando a utilização de PREZISTA 300 mg comprimidos e 600 mg comprimidos é considerada não apropriada, como por exemplo, no caso de dificuldade em engolir ou hipersensibilidade a corantes específicos.
Doentes sem TAR prévia
PREZISTA 75 mg comprimidos não é indicado em doentes sem TAR prévia. Para recomendação de doses em doentes sem TAR prévia consultar o Resumo das Características do Medicamento para Prezista 400 mg comprimidos.
Após terem iniciado o tratamento com PREZISTA, os doentes devem ser aconselhados a não alterar a dose ou descontinuar o tratamento sem indicação do médico.
Crianças e adolescentes
Doentes pediátricos submetidos previamente a TAR (idade dos 6 aos 17 anos e com pelo menos 20 kg de peso corporal)
Dose recomendada para o tratamento em doentes pediátricos submetidos previamente a TAR(6 a 17 anos de idade) para PREZISTA comprimidos e ritonavir
Peso corporal (kg) |
Dose |
≥ 20 kg - < 30 kg |
375 mg de PREZISTA/50 mg de ritonavir duas vezes por dia |
≥ 30 kg - < 40 kg |
450 mg de PREZISTA/60 mg de ritonavir duas vezes por dia |
≥ 40 kg |
600 mg de PREZISTA/100 mg de ritonavir duas vezes por dia |
A dose recomendada de PREZISTA com uma dose baixa de ritonavir não deve ser superior à dose recomendada no adulto (600 mg/100 mg duas vezes por dia).
A utilização apenas de comprimidos a 75 mg e 150 mg para atingir a dose recomendada de PREZISTA pode ser adequada quando existe a possibilidade de hipersensibilidade a corantes específicos.
PREZISTA comprimidos deve ser tomado com ritonavir duas vezes por dia com alimentos. O tipo de alimentos não afecta a exposição ao darunavir.
Crianças submetidas previamente a TAR com menos de 6 anos de idade ou com menos de 20 kg de peso corporal e doentes pediátricos sem TAR prévia Os dados são insuficientes na utilização de PREZISTA com uma dose baixa de ritonavir em crianças com menos de 6 anos de idade ou com menos 20 kg de peso corporal. Como tal, não é recomendada a utilização de PREZISTA neste grupo etário.
Idosos
A informação disponível nesta população é limitada e, portanto, PREZISTA deve ser utilizado com precaução neste grupo etário.
Compromisso hepático
O darunavir é metabolizado pelo sistema hepático. Não é necessário efectuar ajuste na posologia em doentes com compromisso hepático ligeiro (Classe A de Child-Pugh) ou moderado (Classe B de Child-Pugh), no entanto PREZISTA deve ser utilizado com precaução nestes doentes. Não existem dados de farmacocinética disponíveis em doentes com compromisso hepático grave. O compromisso hepático grave pode provocar um aumento da exposição ao darunavir e um agravamento do seu perfil de segurança. Assim, PREZISTA não deve ser utilizado em doentes com compromisso hepático grave (Classe C de Child-Pugh).
Compromisso renal:
Não é necessário efectuar ajustes posológicos em doentes com compromisso renal .
No caso de uma dose de PREZISTA e/ou ritonavir ter sido omitida durante 6 horas, deve recomendar-se ao doente que tome a dose prescrita de PREZISTA e ritonavir, com alimentos, assim que for possível. Se foi verificado que o doente não tomou a dose habitual passadas mais do que 6
horas sobre a hora recomendada da toma, o doente não deve tomar a dose omissa, e deve deve prosseguir com o esquema posológico inicial.
Esta recomendação baseia-se na semivida de 15 h de darunavir na presença de ritonavir e no intervalo de administração recomendado de aproximadamente 12 horas.
Contra Indications
Hipersensibilidade à substância activa ou a qualquer um dos excipientes.
Doentes com compromisso hepático grave (Classe C de Child-Pugh).
Está contra-indicada a administração concomitante da associação terapêutica rifampicina e PREZISTA com uma dose baixa de ritonavir.
O medicamento de associação lopinavir/ritonavir não deve ser utilizado com PREZISTA porque a coadministração pode causar acentuada diminuição das concentrações de darunavir, o que poderá, por seu lado, reduzir significativamente o efeito terapêutico de darunavir.
Produtos à base de plantas, contendo hipericão (Hypericum perforatum) não devem ser utilizados em simultâneo com PREZISTA devido ao risco de diminuição das concentrações plasmáticas e redução do efeito clínico do darunavir.
Está contra-indicada a administração simultânea de PREZISTA com uma dose baixa de ritonavir, com substâncias activas cuja depuração está altamente dependente do CYP3A e para as quais as elevadas concentrações plasmáticas estão associadas a acontecimentos graves e/ou potencialmente fatais. Estas substâncias activas incluem por exemplo: anti-arrítmicos (amiodarona, bepridilo, quinidina, lidocaína sistémica), anti-histamínicos (astemizol, terfenadina), alcalóides da ergotamina (nomeadamente, dihidroergotamina, ergonovina, ergotamina, metilergonovina), agentes da motilidade gástrica (cisaprida), neurolépticos (pimozida, sertindol), sedativos/hipnóticos [ triazolam, midazolam administrado por via oral (para midazolam administrado por via parentérica, ver precaução na secção 4.5)] e inibidores da reductase 3-hidroxi-3-metilglutaril-CoA (HMG-CoA) (sinvastatina e lovastatina).
Special Precautions
Os doentes devem ser informados de que a actual terapêutica anti-retroviral não cura a infecção pelo VIH, não estando provado que previna a transmissão do VIH, por contacto sexual ou através do sangue. Devem continuar a adoptar-se medidas profilácticas adequadas.
PREZISTA só deve ser utilizado em associação com uma dose baixa de ritonavir como potenciador da farmacocinética.
Não é recomendada a utilização de PREZISTA em crianças com menos de 6 anos de idade ou menos de 20 kg de peso corporal.
Idosos: Dada a informação limitada disponível sobre a utilização de PREZISTA em doentes com idade igual ou superior a 65 anos, recomenda-se precaução na administração de PREZISTA em doentes idosos, considerando a maior frequência de casos de redução da função hepática e de doenças e outras terapêuticas concomitantes.
Darunavir liga-se predominantemente à glicoproteína alfa-1-ácido. Esta ligação à proteína depende da concentração e indica saturação da ligação. Portanto, não se pode excluir o deslocamento da proteína de medicamentos que se ligam fortemente à glicoproteína alfa-1-ácido.
Em 0,5% dos doentes em tratamento com PREZISTA ocorreu erupção cutânea grave, que pode ser acompanhada por febre e/ou aumento das transaminases. Foram observados raramente (<0,1%) casos de eritema multiforme e síndrome de Stevens-Johnson. O tratamento com PREZISTA deve ser suspenso caso se desenvolva alguma destas situações
O darunavir contém um grupo sulfonamida. PREZISTA deve ser utilizado com precaução em doentes com alergia à sulfonamida.
Doentes com condições clínicas co-existentes