Drug Description
Cada comprimido contém 80 mg de febuxostate.Excipientes: Cada comprimido contém 76,50 mg de lactose mono-hidratada.
Presentation
Comprimido revestido por película.Comprimidos de cor amarelo-pálida a amarela, revestidos por película, em forma de cápsula, com agravação “80” num dos lados.
Indications
Tratamento de hiperuricémia crónica em quadros clínicos nos quais já tenha ocorrido deposição de urato (incluindo história, ou presença de, tofo e/ou artrite gotosa).
Adult Dosage
A dose oral recomendada de ADENURIC é de 80 mg uma vez ao dia, independentemente da ingestão de alimentos. Caso o nível de ácido úrico sérico seja > 6 mg/dl (357 μmol/l) após 2-4 semanas, pode considerar-se a administração de ADENURIC 120 mg uma vez ao dia.
ADENURIC actua de forma suficientemente rápida para permitir a reavaliação do ácido úrico sérico após 2 semanas. O objectivo terapêutico consiste em diminuir e manter o nível sérico de ácido úrico abaixo de 6 mg/dl (357 μmol/l).
Recomenda-se a profilaxia de episódios agudos de gota durante pelo menos 6 meses.
Populações especiais
Insuficiência renal
Não é necessário um ajuste de dose em doentes com disfunção renal ligeira ou moderada. A eficácia e segurança não foram completamente avaliadas em doentes com disfunção renal grave (depuração da creatinina < 30 ml/min.
Disfunção hepática
A dose recomendada em doentes com disfunção hepática ligeira é de 80 mg. A informação disponível de doentes com disfunção hepática moderada é limitada. A eficácia e segurança do febuxostate não foram estudadas em doentes com disfunção hepática grave (Classe C de Child Pugh).
Idosos
Não é necessário ajuste de dose em idosos.
Crianças e adolescentes
Dado não haver experiência em crianças e adolescentes, não se recomenda o uso de febuxostate neste grupo de doentes.
Receptores de transplante de órgãos
Dado não haver experiência em receptores de transplante de órgãos, não se recomenda o uso de febuxostate neste grupo de doentes.
Contra Indications
Hipersensibilidade à substância activa ou a qualquer um dos excipientes.
Special Precautions
Afecções cardiovasculares
Não se recomenda o tratamento com febuxostate em doentes com doença cardíaca isquémica ou insuficiência cardíaca congestiva.
Ataques agudos de gota (episódios agudos de gota)
Não deve iniciar-se o tratamento com febuxostate até que o ataque agudo de gota tenha passado completamente. Tal como acontece com outros medicamentos que reduzem o urato, podem ocorrer episódios agudos de gota durante o início do tratamento devido à alteração nos níveis séricos de ácido úrico resultantes da mobilização de urato a partir dos depósitos nos tecidos. No início do tratamento com febuxostate, recomenda-se a profilaxia de episódios agudos durante pelo menos 6 meses com um AINE ou colquicina.
Caso ocorra um episódio agudo de gota durante o tratamento com febuxostate, este não deve suspender-se. O episódio agudo de gota deve tratar-se em simultâneo, conforme o apropriado para cada doente em particular. O tratamento continuado com febuxostate diminui a frequência e a
intensidade dos episódios agudos de gota.
Deposição de xantina
Tal como acontece com outros medicamentos que reduzem o urato, em doentes nos quais a taxa de formação de urato aumente grandemente (por ex. doença neoplásica e respectivo tratamento, síndrome de Lesch-Nyhan), a concentração absoluta de xantina na urina pode, em casos raros, aumentar o suficiente para permitir a deposição no tracto urinário. Dado não haver experiência com febuxostate, não se recomenda o respectivo uso nestas populações.
Mercaptopurina/azatioprina
Não se recomenda o uso de febuxostate em doentes tratados em simultâneo com mercaptopurina/azatioprina
Teofilina
O febuxostate deve ser utilizado com cautela em doentes tratados em simultâneo com teofilina e devem vigiar-se os níveis de teofilina nos doentes que estejam a iniciar a terapêutica com febuxostate
Afecções hepáticas
Durante os estudos clínicos de fase 3, observaram-se anomalias ligeiras nos testes de função hepática em doentes tratados com febuxostate (3,5%). Recomendam-se testes de função hepática antes do início da terapêutica com febuxostate e periodicamente daí em diante, com base no parecer clínico
Disfunções da tiróide
Observaram-se valores aumentados de TSH (> 5,5 μUI/ml) em doentes a fazer tratamento prolongado com febuxostate (5,0%) em estudos de extensão abertos de longo prazo. É necessária cautela ao utilizar febuxostate em doentes com alteração da função tiroideia
Lactose
Os comprimidos de febuxostate contêm lactose. Os doentes com problemas hereditários raros de intolerância à lactose, deficiência Lapp-lactase ou má absorção de glicose-galactose não devem tomar este medicamento.
Interactions
Mercaptopurina/azatioprina
Ainda que não tenham sido efectuados estudos de interacção com febuxostate, sabe-se que a inibição da xantina oxidase (XO) aumenta os níveis de mercaptopurina ou azatioprina. Com base no mecanismo de acção de febuxostate sobre a inibição da XO, não se recomenda o seu uso
concomitante.
Não foram efectuados estudos de interacção medicamentosa do febuxostate com quimioterapia citotóxica. Não estão disponíveis dados relativos à segurança do febuxostate durante a terapêutica citotóxica.
Teofilina
Ainda que não tenham sido efectuados estudos de interacção com febuxostate, a inibição da XO pode causar um aumento no nível de teofilina (foi notificada inibição do metabolismo de teofilina com outros inibidores da XO). Daí que seja aconselhada cautela caso estas substâncias activas sejam administradas em simultâneo, devendo ser vigiados os níveis de teofilina em doentes que iniciem terapêutica com febuxostate.
Naproxeno e outros inibidores da glucuronidação
O metabolismo de febuxostate depende das enzimas UGT (UDP-glucuronosil transferases). Os medicamentos que inibem a glucuronidação, tais como os AINEs e probenecide, podem, em teoria, afectar a eliminação do febuxostate. Em indivíduos saudáveis, o uso concomitante de febuxostate e naproxeno 250mg 2xdia (bid) foi associado a um aumento na exposição ao febuxostate (Cmáx 28%, AUC 41% e t1/2 26%). Em estudos clínicos, o uso de naproxeno ou outros AINEs / inibidores da Cox-2 não foi relacionado com qualquer aumento significativo de acontecimentos adversos.
O febuxostate pode ser administrado concomitantemente com naproxeno sem que seja necessário qualquer ajuste do febuxostate ou do naproxeno.
Indutores da glucuronidação
Os indutores potentes de enzimas UGT podem originar um aumento do metabolismo e diminuição da eficácia do febuxostate. Por conseguinte, recomenda-se a vigilância do ácido úrico sérico 1-2 semanas após início de tratamento com um indutor potente da glucuronidação. Inversamente, a interrupção do tratamento com um indutor poderá originar aumento dos níveis plasmáticos de febuxostate.
Colquicina/indometacina/hidroclorotiazida/varfarina
O febuxostate pode ser co-administrado com colquicina ou indometacina sem que seja necessário qualquer ajuste do febuxostate ou da substância activa administrada concomitantemente.
Não é necessário ajuste da dose do febuxostate quando administrado com hidroclorotiazida. Não é necessário ajuste da dose da varfarina quando administrada com febuxostate. Após início da terapêutica com febuxostate, deve considerar-se a vigilância da actividade anticoagulante nos doentes
que estejam a fazer varfarina ou agentes semelhantes.
Desipramina / substratos da CYP2D6
O febuxostate mostrou ser um inibidor fraco de CYP2D6 in vitro. Num estudo com indivíduos saudáveis, 120 mg de ADENURIC 1xdia (qid) originou num aumento médio de 22% da AUC da desipramina, um substrato da CYP2D6, o que indica um potencial efeito inibitório fraco do febuxostate sobre a enzima CYP2D6 in vivo. Portanto, não é de esperar que a co-administração de febuxostate com outros substratos da CYP2D6 exija qualquer ajuste da dose destes compostos.
Antiácidos
A ingestão concomitante de um antiácido que contenha hidróxido de magnésio e hidróxido de alumínio mostrou retardar a absorção do febuxostate (cerca de 1 hora) e causar uma diminuição de 32% na Cmáx, embora não se tenha observado uma alteração significativa na AUC. Por conseguinte, o febuxostate pode tomar-se independentemente do uso de antiácidos.
Adverse Reactions
Não foram observados casos de sobredosagem. Os doentes com sobredosagem devem ser tratados através de cuidados sintomáticos e de suporte.
Manufacturer
Ipsen Pharma
Updated
23 September 2009