Drug Description
Cada comprimido contém 500 mg de fenilbutirato de sódio.
Presentation
ComprimidoOs comprimidos são ovais, de cor branco a bege claro e com a marcação “UCY 500”.
Indications
O AMMONAPS está indicado como terapêutica complementar no tratamento crónico de perturbações do ciclo da ureia envolvendo deficiências da carbamilfosfato sintetase, ornitina transcarbamilase ou argininosuccinato sintetase.
Está indicado em todos os doentes com apresentação de início neonatal (deficiências enzimáticas totais, manifestadas nos primeiros 28 dias de vida). Está também indicado em doentes com doença de início tardio (deficiências enzimáticas parciais, manifestadas após o primeiro mês de vida) e que apresentem uma história de encefalopatia hiperamonémica.
Adult Dosage
O tratamento com AMMONAPS deve ser supervisionado por um médico experiente no tratamento de erturbações do ciclo da ureia.
A utilização de AMMONAPS comprimidos está indicada para adultos e crianças que consigam engolir comprimidos. AMMONAPS está também disponível sob a forma de granulado, para bebés, crianças que não conseguem engolir comprimidos e para doentes com disfagia.
A dose diária deve ser ajustada individualmente, de acordo com a tolerância do doente a proteínas, e com a ingestão dietética diária de proteinas, necessária para promover o crescimento e desenvolvimento.
A dose diária total usual de fenilbutirato de sódio na experiência clínica é de:
-
450 - 600 mg/kg/dia, em crianças com menos de 20 kg de peso
-
9,9 - 13,0 g/m2/dia, em crianças com mais de 20 kg de peso, adolescentes e adultos.
Não foi estabelecida a segurança e a eficácia de doses superiores a 20 g/dia (40 comprimidos). A dose diária total deve ser dividida em partes iguais e administrada com cada refeição, por exemplo, três vezes por dia. Os comprimidos de AMMONAPS devem ser tomados com um grande volume de água.
Controlo terapêutico: Os níveis plasmáticos de amónia, arginina, aminoácidos essenciais (especialmente aminoácidos de cadeia ramificada), carnitina e proteínas séricas deverão ser mantidos dentro dos limites normais. A glutamina plasmática deve ser mantida a níveis inferiores a
1.000 μmol/l.
Controlo nutricional: O AMMONAPS deve ser acompanhado de uma restrição de proteínas na dieta e, em alguns casos, de um suplemento de aminoácidos essenciais e de carnitina.
Em doentes cujo diagnóstico aponte para uma forma neonatal de deficiência de carbamilfosfato sintetase ou de ornitina transcarbamilase, é necessário um suplemento de citrulina ou arginina, numa dose de 0,17 g/kg/dia ou 3,8 g/m2/dia.
Um suplemento de arginina é necessário para doentes diagnosticados com uma deficiência de argininosuccinato sintetase, numa dose de 0,7 g/kg/dia ou de 8,8-15,4 g/m2/dia.
Se for indicado um suplemento calórico, recomenda-se a administração de um produto isento de
proteínas.
Contra Indications
-
Gravidez
-
Aleitamento
-
Hipersensibilidade à substância activa ou a qualquer um dos excipientes.
Special Precautions
Os comprimidos de AMMONAPS não devem ser utilizados em doentes com disfagia devido ao risco potencial de ulceração esofágica caso os comprimidos não cheguem rapidamente ao estômago.
Cada comprimido de AMMONAPS contém 62 mg (2,7 mmol) de sódio, que corresponde a 2,5 g (108 mmol) de sódio por cada 20 g de fenilbutirato de sódio, que é a dose diária máxima. Por conseguinte, AMMONAPS deve ser utilizado com precaução em doentes com insuficiência cardíaca
congestiva ou com grave insuficiência renal e em condições clínicas em que se verifique retenção de sódio com edema.
Uma vez que o metabolismo e excreção de fenilbutirato de sódio envolve o fígado e os rins, AMMONAPS deve ser utilizado com precaução em doentes que apresentem insuficiência hepática ou renal.
Os níveis séricos de potássio devem ser monitorizados durante o tratamento uma vez que a excreção renal de fenilacetilglutamina pode induzir uma perda de potássio por via urinária.
Mesmo sob tratamento, é possível a ocorrência de encefalopatia hiperamonémica em diversos doentes. AMMONAPS não está recomendado no controlo de hiperamonemia aguda, a qual constitui uma emergência médica.
Interactions
A administração concomitante de probenicide pode afectar a excreção renal do produto de conjugação de fenilbutirato de sódio.
Foram publicados relatórios acerca da indução de hiperamonemia induzida por haloperidol e valproato. Os corticosteróides podem aumentar o catabolismo das proteínas e por consequência aumentar os níveis plasmáticos de amónia. Se for necessário utilizar estes medicamentos, aconselha-se uma monitorização mais frequente dos níveis plasmáticos de amónia.
Adverse Reactions
Nos ensaios clínicos com AMMONAPS, 56% dos doentes experimentaram, pelo menos, um efeito adverso e 78% destes efeitos adversos foram considerados como não estando relacionadas com o AMMONAPS.
As reacções adversas envolviam, essencialmente, o sistema reprodutivo e gastrointestinal.As reacções adversas estão enumeradas a seguir, por classe de sistemas de órgãos e por frequência. A frequência é definida como muito frequentes (≥1/10), frequentes (≥1/100, <1/10) e pouco frequentes (≥1/1.000, <1/100). Os efeitos indesejáveis são apresentados por ordem decrescente de gravidade dentro de cada classe de frequência.
Exames complementares de diagnóstico
Frequentes: Redução do potássio, albumina, proteínas totais e fosfato sanguíneos. Aumento da fosfatase alcalina, transaminases, bilirrubina, ácido úrico, aumento de cloreto, fosfato e sódio sanguíneos. Aumento de peso.
Cardiopatias
Frequente: Edema
Pouco frequente: Arritmia
Doenças do sangue e do sistema linfático
Frequentes: Anemia, trombocitopenia, leucopenia, leucocitose, trombocitemia
Pouco frequentes: Anemia aplástica, equimose
Doenças do sistema nervoso
Frequentes: Síncope, cefaleia
Doenças gastrointestinais
Frequentes: Dor abdominal, vómitos, náuseas, obstipação, disgeusia
Pouco frequentes: Pancreatite, úlcera péptica, hemorragia rectal, gastrite
Doenças renais e urinárias
Frequente: Acidose tubular renal
Afecções dos tecidos cutâneos e subcutâneas
Frequentes: Erupção cutânea, odor cutâneo anormal
Doenças do metabolismo e da nutrição
Frequentes: Acidose metabólica, alcalose, redução do apetite
Doenças dos órgãos genitais e da mama
Muito frequentes: Amenorreia, irregularidades menstruais
Perturbações do foro psiquiátrico
Frequentes: Depressão, irritabilidade
Foi relatado um caso provável de reacção tóxica ao AMMONAPS (450 mg/kg/dia) numa doente anoréctica com 18 anos de idade que desenvolveu uma encefalopatia metabólica associada a acidose láctica, hipocalemia grave, pancitopenia, neuropatia periférica e pancreatite. A doente recuperou após uma redução na dose, com a excepção de episódios recorrentes de pancreatite que eventualmente vieram a requerer a descontinuação do tratamento.
Manufacturer
Swedish Orphan
Updated
24 September 2009