设为首页 加入收藏

TOP

Erbitux
2014-02-10 17:40:34 来源: 作者: 【 】 浏览:744次 评论:0

Drug Description

Cada ml da solução para perfusão contém 2 mg de cetuximab. Cada frasco para injectáveis contém50 ml.Cetuximab é um anticorpo IgG1 monoclonal quimérico produzido a partir de uma linhagem de célulasde mamíferos (Sp2/0), por tecnologia de ADN recombinante.

Presentation

Solução para perfusão.Solução incolor que pode conter partículas visíveis esbranquiçadas e amorfas inerentes ao produto.

Indications

Erbitux está indicado no tratamento de doentes com cancro colorectal metastático KRAS não mutado, e com expressão do receptor do factor de crescimento epidérmico (EGFR)

  • em associação a quimioterapia,
  • em monoterapia em doentes que não responderam a tratamentos que incluíram irinotecano e/ou oxaliplatina e em intolerantes ao rinotecano.

Erbitux está indicado para o tratamento de doentes com carcinoma pavimentocelular da cabeça e pescoço

  • em associação com radioterapia para a doença localmente avançada,
  • em associação com a quimioterapia à base de compostos de platina na doença recorrente e/ou metastática.

Adult Dosage

Erbitux deve ser administrado sob a supervisão de um médico experiente na utilização de medicamentos antineoplásicos. É necessária uma monitorização cuidadosa durante a perfusão e até, pelo menos, 1 hora após o final da mesma. Deve estar assegurada a disponibilidade de equipamento de reanimação.

Posologia
Antes da primeira perfusão, deve administrar-se ao doente um anti-histamínico e um corticosteróide. Esta pré-medicação é recomendada antes de todas as perfusões seguintes.

Em todas as indicações, Erbitux é administrado uma vez por semana. A dose inicial é de 400 mg de cetuximab por m² de superfície corporal. Todas as doses semanais seguintes são de 250 mg de cetuximab por m² cada.

Cancro colorectal
Em doentes com cancro colorectal metastático, cetuximab é utilizado em associação com a quimioterapia ou em monoterapia. Recomenda-se que a análise mutacional do KRAS seja efectuada por um laboratório experiente, usando um método validado.

Relativamente à posologia ou às modificações posológicas recomendadas para os citostáticos utilizados concomitantemente, recorra às informações relativas a estes medicamentos. Estes não podem ser administrados antes de 1 hora após o final da perfusão com cetuximab.

Recomenda-se a continuação do tratamento com cetuximab até que se verifique progressão da doença subjacente.

Carcinoma pavimentocelular da cabeça e pescoço
Em doentes com carcinoma pavimento celular da cabeça e pescoço, localmente avançado, cetuximab é utilizado concomitantemente com radioterapia. Recomenda-se que se inicie a terapêutica com cetuximab uma semana antes da radioterapia e que se continue a terapêutica com cetuximab até ao fim do período de radioterapia.

Em doentes com carcinoma pavimento celular da cabeça e pescoço recorrente e/ou metastático, o cetuximab é utilizado em associação com a quimioterapia à base de compostos de platina seguida de cetuximab como terapêutica de manutenção até à progressão da doença. Aquimioterapia não pode ser administrada antes de 1 hora após o final da perfusão com cetuximab.

Modo de administração
Erbitux 2 mg/ml deve ser administrado por via intravenosa com um sistema de filtração de linha através de bomba de perfusão, um sistema de gotejamento por gravidade ou através de uma bomba de seringa (para instruções de utilização.

O tempo de perfusão recomendado para a dose inicial é de 120 minutos. O tempo de perfusão recomendado para as doses semanais seguintes é de 60 minutos. A velocidade máxima de perfusão não deve exceder 10 mg/min, equivalente a 5 ml/min de Erbitux 2 mg/ml.

Populações especiais
Até à data apenas foram estudados doentes com funções renais e hepáticas adequadas

Cetuximab não foi estudado em doentes que apresentavam alterações hematológicas pré-existentes.

Não é necessário um ajuste da dose nos idosos, ainda que a experiência seja limitada em doentes com idade igual ou superior a 75 anos.

População pediátrica
Não existe experiência em crianças.

Contra Indications

Erbitux está contra-indicado em doentes com reacções de hipersensibilidade graves (grau 3 ou 4) conhecidas ao cetuximab.

Antes de se iniciar o tratamento de associação, devem considerar-se as contra-indicações dos citostáticos utilizados concomitantemente ou da radioterapia.

Special Precautions

Reacções relacionadas com a perfusão

Se o doente apresentar uma reacção relacionada com a perfusão, ligeira ou moderada, a velocidade de perfusão deve ser reduzida. Recomenda-se que a velocidade de perfusão permaneça neste valor mais baixo em todas as perfusões seguintes.

Foram notificadas reacções graves relacionadas com a perfusão em doentes tratados com cetuximab. Os sintomas ocorreram geralmente durante a primeira perfusão e até uma hora após o final da mesma, mas podem ocorrer após várias horas ou com perfusões subsequentes. Recomenda-se que os doentes sejam alertados para a possibilidade do aparecimento tardio destes sintomas, devendo ser dadas instruções para que contactem o seu médico se ocorrerem sintomas de uma reacção relacionada com a perfusão. A ocorrência de uma reacção grave relacionada com a perfusão requer a suspensão imediata e permanente da terapêutica com cetuximab, e pode necessitar de tratamento de
emergência.

Recomenda-se prestar uma atenção especial aos doentes com um estado funcional diminuído e com doenças cardiopulmonares pré-existentes.

Doenças respiratórias
Foram descritos casos individuais de alterações intersticiais pulmonares de relação causal desconhecida com o cetuximab. No caso de se diagnosticarem alterações intersticiais pulmonares, cetuximab deve ser interrompido e o doente deve ser tratado adequadamente.

Reacções cutâneas
Se um doente apresentar uma reacção cutânea grave (≥ grau 3; US National Cancer Institute - ommon Toxicity Criteria - NCI-CTC), a terapêutica com cetuximab deve ser interrompida. O tratamento só deve ser reiniciado se a reacção tiver regredido para grau 2.

Se a reacção cutânea grave tiver ocorrido pela primeira vez, o tratamento pode ser reiniciado sem qualquer alteração na dosagem.

Se ocorrerem reacções cutâneas graves pela segunda ou terceira vez, a terapêutica com cetuximab deve ser interrompida novamente. O tratamento só pode ser reiniciado com uma dose mais baixa (200 mg/m² após a segunda ocorrência e 150 mg/m² após a terceira ocorrência), somente se a reacção tiver regredido para o grau 2.

Se ocorrerem reacções cutâneas graves pela quarta vez ou se estas não regredirem para grau 2 durante a interrupção da terapêutica, é necessária a suspensão permanente do tratamento com cetuximab.

Perturbações electrolíticas
Ocorrem com frequência níveis de magnésio no soro progressivamente decrescentes e podem conduzir a hipomagnesemia grave. A hipomagnesemia é reversível a seguir à suspensão de cetuximab. Além disso, pode desenvolver-se hipocaliemia em consequência da diarreia. Também pode ocorrer hipocalcemia; a frequência de hipocalcemia grave pode aumentar em particular em associação com a quimioterapia à base de compostos de platina.

A determinação dos níveis de electrólitos séricos é recomendada antes e periodicamente durante o tratamento com cetuximab. A substituição dos electrólitos é recomendada, conforme apropriado.

Neutropenia e complicações infecciosas relacionadas
Os doentes a receberem cetuximab em associação com a quimioterapia à base de compostos de platina apresentam um aumento do risco de ocorrência de neutropenia grave que pode provocar complicações infecciosas subsequentes tais como neutropenia febril, pneumonia ou sepsis.

Nestes doentes recomenda-se uma monitorização cuidadosa, em particular naqueles que apresentam lesões cutâneas, mucosite ou diarreia, que podem facilitar a ocorrência de infecções.

Populações especiais
Até à data, apenas foram estudados doentes com funções renais e hepáticas adequadas (creatinina sérica ≤ 1,5 vezes, transaminases ≤ 5 vezes e bilirrubina ≤ 1,5 vezes o limite superior normal). Cetuximab não foi estudado em doentes que apresentavam um ou mais dos seguintes parâmetros
laboratoriais:

  • hemoglobina < 9 g/dl
  • contagem de leucócitos < 3000/mm³
  • contagem absoluta de neutrófilos < 1500/mm³
  • contagem de plaquetas < 100000/mm³

A experiência do uso do cetuximab em associação com a radioterapia para o cancro colorectal é limitada.

População pediátrica
Não foi estabelecida a segurança e eficácia do cetuximab em doentes pediátricos com idade inferior a 18 anos.

Interactions

Em associação com a quimioterapia à base de compostos de platina, a frequência de leucopenia grave ou neutropenia grave pode aumentar, o que pode provocar uma taxa mais elevada de complicações infecciosas tais como neutropenia febril, pneumonia e sepsis comparativamente a quimioterapia à base de compostos de platina por si só.

Em associação a 5-fluorouracilo em perfusão, a frequência de isquemia cardíaca incluindo enfarte do miocárdio e insuficiência cardíaca congestiva, assim como a frequência da síndrome mãos-pés (eritrodisestesia palmo-plantar) aumentou relativamente à perfusão de 5-fluorouracilo.

Um estudo formal de interacções mostrou que as características farmacocinéticas do cetuximab permanecem inalteradas após a co-administração de uma dose única de irinotecano (350 mg/m² de superfície corporal). Do mesmo modo, a co-administração do cetuximab não alterou a farmacocinética do irinotecano.

Não foram realizados outros estudos formais de interacção com o cetuximab em humanos.

Adverse Reactions

Os principais efeitos indesejáveis do cetuximab são reacções cutâneas que ocorrem em mais de 80% dos doentes, hipomagnesemia que ocorre em mais de 10% dos doentes e reacções relacionadas com a perfusão que ocorrem com sintomas ligeiros a moderados em mais de 10% dos doentes e com sintomas graves em mais de 1% dos doentes.

As seguintes definições aplicam-se à terminologia de frequência utilizada doravante:

Muito frequentes (≥ 1/10)
Frequentes (≥ 1/100, < 1/10)
Pouco frequentes (≥ 1/1.000, < 1/100)
Raros (≥ 1/10.000, < 1/1.000)
Muito raros (< 1/10.000)
Frequência desconhecida (não pode ser calculada a partir dos dados disponíveis)

Um asterisco (*) indica que as informações adicionais sobre o respectivo efeito indesejável são apresentadas a seguir à tabela.

Doenças do metabolismo e da nutrição

 
以下是“全球医药”详细资料
Tags: 责任编辑:admin
】【打印繁体】【投稿】【收藏】 【推荐】【举报】【评论】 【关闭】 【返回顶部
分享到QQ空间
分享到: 
上一篇Sutent 下一篇Erbitux

相关栏目

最新文章

图片主题

热门文章

推荐文章

相关文章

广告位